Como a AM Contabilidade conquistou 400 clientes em 2023? Qual é o segredo para obter um resultado expressivo como esse, mesmo estando fisicamente em uma cidade no interior do Mato Grosso do Sul, com pouco mais de 50 mil habitantes?
Diante disso, é importante que você saiba que independente da localização geográfica do seu escritório contábil, você também pode conquistar centenas de novos clientes todos os anos e escalar os seus negócios.
No entanto, para crescer de forma acelerada, você precisa investir em alguns pilares que vão possibilitar este crescimento. Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar algumas informações valiosas para ajudar o seu negócio a crescer de forma acelerada.
Como conquistar centenas de clientes todos os anos na contabilidade
Enquanto alguns contadores se destacam e conquistam centenas de novos clientes todos os anos, outros ainda são dependentes de indicações ou do público local, e com isso não conseguem crescer da forma que gostariam.
Se essa é a sua realidade, pare tudo o que estiver fazendo para ler com bastante atenção as 4 dicas fundamentais que vamos apresentar abaixo, pois elas podem mudar o seu jogo.
1.Migre para a contabilidade digital
Se você deseja conquistar centenas de clientes todos os anos, a primeira coisa que você precisa fazer, caso ainda não tenha feito, é migrar a sua contabilidade para o modelo digital.
Ao trabalhar no modelo digital, você descobrirá que se torna muito mais fácil escalar o seu negócio, pois a partir dessa decisão, o seu escritório poderá atender clientes de todas as partes do país.
Na contabilidade tradicional, o contador enfrenta diversos obstáculos que limitam a sua velocidade de crescimento, incluindo:
- Alta demanda por mão de obra;
- Custos operacionais elevados;
- Dificuldade de expandir o negócio contábil;
- Muito papel e documentos em formato físico;
- Limitação para atender apenas clientes próximos ao escritório.
Por outro lado, na contabilidade digital as coisas ficam mais fáceis, em função de alguns benefícios, dentre eles:
- Menor necessidade de mão de obra;
- Emprego de sistemas inteligentes;
- Substituição de papel por documentos digitais;
- Compartilhamento de informações via nuvem;
- Custos operacionais reduzidos;
- Facilidade para expandir o negócio e atender clientes de todo país.
Sendo assim, se você quer conquistar centenas de clientes todos os anos, esse é o primeiro passo: migre sua contabilidade para o digital.
Para mais informações, clique aqui e acesse o Manual Rápido da Contabilidade Digital.
2.Defina o seu público-alvo
Após tomar a decisão de migrar sua contabilidade para o digital, você precisará escolher o público-alvo que deseja alcançar. Tenha em mente que para criar um negócio escalável e atender todo o Brasil, você não poderá atender todos os tipos de empresas.
Na AM Contabilidade, por exemplo, nós nos especializamos nos seguintes nichos:
- Profissionais de TI;
- Produtores digitais;
- Representantes comerciais;
- Advogados;
- Franquias;
- Médicos;
- Prestadores de serviços.
É muito importante trabalhar com um público-alvo selecionado, pois dessa forma você poderá criar conteúdo de valor para um grupo específico de empreendedores, e assim, direcionar melhor suas ações de marketing, além de se posicionar como autoridade em determinado segmento.
Nós recomendamos, que você busque um nicho dentro da área de serviços, fugindo assim, da complexidade e das variações estaduais da legislação de ICMS. Além disso, você deve buscar um público que esteja mais aberto a atendimento via WhatsApp e reuniões online.
Uma boa opção para começar a escalar o seu negócio de forma acelerada é a prestação de serviços para profissionais PJ, uma vez que esse tipo de público não costuma ter muitas exigências ou um volume grande de movimentações.
3.Invista em estratégias de marketing
Migrou sua contabilidade para o modelo digital e definiu o tipo de público, ou seja, o nicho de mercado em que deseja se especializar?
Então, é hora de começar a investir pesado em estratégias de marketing digital, produzindo conteúdos de alta qualidade que posicionem o seu escritório como autoridade e respondem às dúvidas dos potenciais clientes.
Dentre as principais estratégias de marketing que você precisa começar a aplicar, podemos destacar:
3.1.Produção de vídeos para o YouTube: O YouTube é o principal canal para captação de leads na contabilidade digital. Produza e publique vídeos diários esclarecendo dúvidas comuns do seu público.
3.2.Produção de conteúdos para redes sociais: Além do YouTube, comece a movimentar também as suas redes sociais, publicando reels, stories e outros formatos de conteúdo respondendo a dúvidas sobre impostos, abertura de empresas e contabilidade (sempre com foco no seu público-alvo).
3.3.Construa um site: Para conquistar mais clientes, você também precisa investir na construção de um site que seja otimizado para SEO, compatível com dispositivos móveis, persuasivo e com botões de contato para que os leads cheguem até você.
3.4.Invista em conteúdos otimizados para SEO: Para que o seu site apareça nos resultados de pesquisas orgânicas do Google, também é muito importante que você invista na produção de artigos para blog otimizados para SEO.
3.5.Invista em tráfego pago: Outra estratégia que é muito importante para acelerar o crescimento do seu escritório é começar a investir em campanhas de tráfego pago, ou seja, em campanhas de anúncios no Google e nas redes sociais.
4.Estruture processos no seu escritório
Por fim, mas não menos importante, você precisará estruturar processos e departamentos no seu escritório para absorver o grande número de leads e clientes que vão começar a chegar.
Para isso, você precisa acessar o Guia de Processos da Contabilidade Digital, um curso completo, que foi todo estruturado para te ajudar e te guiar durante a implementação de processos que vão automatizar tarefas no seu escritório de contabilidade.
Ao concluir o curso, você terá em suas mãos, tudo o que precisa para:
- Crescer sua contabilidade sem aumentar os custos do seu negócio;
- Aumentar a receita através da eficiência na gestão financeira.
- Reduzir erros na execução das demandas aumentando assim a satisfação do cliente;
- Ter um time altamente preparado e alinhado com o seu modelo de gestão para que seu negócio funcione mesmo sem você por perto;
- Fidelizar os melhores clientes através de um comercial forte;
- Aumentar a produtividade do time, com processos que reduzirão o tempo de execução das demandas;
- Reduzir custos com pessoal identificando tarefas que podem ser automatizadas ou terceirizadas.
Após todas as dicas apresentadas acima, agora só depende de você! É hora de colocar a mão na massa!