Como aumentar a margem de lucro do escritório contábil?

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5 - Anderson Maisse

O contador possui alguns caminhos para crescer e tornar o seu negócio sustentável, sendo uma delas, aumentar a margem de lucro do escritório contábil.

No entanto, é grande o número de contadores que não sabem quais estratégias precisam adotar e o que é preciso fazer para aumentar a lucratividade dos seus negócios. Sabendo disso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.

Na sequência, em uma breve pincelada, vamos abordar o conceito de margem de lucro, e logo na sequência vamos embarcar nas dicas e estratégias que você pode e precisa colocar em prática.

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é um indicador financeiro que mede a eficiência e a rentabilidade de uma empresa.

A margem de lucro é uma métrica importante, pois fornece uma visão clara da rentabilidade de uma empresa, e no nosso caso mais especificamente, de um escritório de contabilidade.

Na prática, não basta ter um bom faturamento, o mais importante é converter a maior parcela possível desse faturamento em lucro.

Em outras palavras, podemos dizer que uma margem de lucro saudável indica que o escritório contábil está operando de forma eficiente, controlando seus custos e gerando retorno.

Na sua opinião, o que é melhor:

  • Faturamento de R$ 100.000,00 por mês com lucro de R$ 10.000,00
  • Faturamento de R$ 80.000,00 por mês com lucro de R$ 25.000,00

Certamente a segunda opção, pois com uma margem de lucro maior, você vai conseguir acelerar o crescimento do seu negócio contábil e ter mais qualidade de vida.

Por outro lado, você pode faturar mais de 1 milhão por ano, mas se não conseguir converter uma parte relevante desse faturamento em lucratividade, as coisas não farão muito sentido.

Partindo desse princípio, vamos às dicas e estratégias que você pode colocar em prática para aumentar a margem de lucro do escritório contábil.

1.Saiba como precificar os seus serviços

A precificação adequada dos serviços contábeis é essencial para aumentar a margem de lucro do seu escritório contábil.

Uma estratégia de precificação eficiente envolve considerar vários aspectos, como o valor percebido pelos clientes, os custos envolvidos na prestação dos serviços e a análise da concorrência.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a precificar seus serviços de forma estratégica:

  • Considere seus custos e despesas: Analise seus custos operacionais. Leve em conta os salários dos funcionários, custos de tecnologia, licenças de software, aluguel de escritório e outros gastos relacionados.
  • Utilize métodos de precificação adequados: Existem várias abordagens para precificar os serviços contábeis, estude as estratégias e utilize a que faz mais sentido para o seu negócio.
  • Conheça a concorrência: Pesquise e analise os preços praticados pela concorrência para serviços contábeis similares. Isso ajudará a ter uma referência do mercado e a determinar como você se posiciona em relação aos competidores.
  • Ofereça opções de serviços escalonáveis: Considere oferecer diferentes pacotes de serviços contábeis com opções escalonáveis. Isso permitirá que os clientes escolham o nível de serviço que melhor atenda às suas necessidades e orçamento.

2.Transforme sua contabilidade para o modelo digital

Para aumentar a margem de lucro do escritório contábil, você precisa operar em um modelo eficiente, com o menor volume possível de tarefas manuais.

Em meio a isso, o melhor caminho é transformar a sua contabilidade, (caso ainda não seja), em um escritório de contabilidade digital, ou seja, que investe em tecnologia e softwares inteligentes para automatizar tarefas e reduzir custos.

Na prática, quanto maior a automação do seu escritório contábil, menor o seu custo com mão de obra e maior a margem de lucro do seu negócio.

3.Reduza custos desnecessários e aumente a eficiência

Para aumentar a margem de lucro do escritório contábil, você precisa levar dois pilares em consideração:

  • Entrada de novas receitas;
  • Redução de custos.

Se você consegue atrair novos clientes e gerar receitas para o seu escritório, mas em contrapartida, os custos crescem na mesma proporção, você só está aumentando a sua carga de trabalho, e não de fato o lucro do negócio.

Para ter um negócio lucrativo, não basta obter novas fontes de receita, mas reduzir ao máximo os custos operacionais para tornar o negócio eficiente. Sabendo disso, faça um pente fino nas suas despesas, revise os seus processos, e encontre formas de prestar os mesmos serviços, com custos menores.

No tópico anterior, você já conferiu uma dica interessante, que é a transformação do seu escritório de contabilidade para o modelo digital.

4.Ofereça serviços em contabilidade consultiva

Sabemos que existe uma verdadeira guerra de preços no mercado contábil, com alguns escritórios oferecendo serviços a honorários que tornam difícil uma concorrência saudável.

No entanto, o que muitos contadores não percebem, é que também existem empresários que estão dispostos a pagar mais, por um serviço contábil de confiança e consultivo, ou seja, que transmita segurança e consiga agregar valor aos negócios.

Partindo desse princípio, procure oferecer serviços e soluções em contabilidade consultiva, como por exemplo, um planejamento tributário para reduzir os custos dos seus clientes com impostos.

Ao fazer mais que a maior parte da concorrência, você poderá cobrar um valor adequado pelos seus serviços e encontrará pessoas interessadas em pagar um pouco mais, para ter serviços diferenciados.

Não tenha dúvidas, com estratégia é possível aumentar a margem de lucro do escritório contábil.

5.Faça up selling e cross selling dos serviços contábeis

Por fim, outra dica para aumentar a margem de lucro do escritório contábil, é fazer up selling e cross selling.

Upselling e cross-selling são duas técnicas de vendas comuns utilizadas para aumentar o valor das transações e maximizar o lucro de uma empresa

  • Upselling: O upselling ocorre quando oferecemos para um cliente que já está na carteira, um serviço de maior valor ou com recursos extras em comparação com o serviço que o cliente inicialmente adquiriu.
  • Cross-selling: Por sua vez, o cross-selling envolve oferecer ao cliente serviços complementares ao que ele já possui ou está prestes a contratar.

No caso dos escritórios de contabilidade, por exemplo, é possível oferecer alguns serviços adicionais, como o BPO Financeiro, e assim aumentar a margem de lucro.

Para ter acesso a mais dicas de gestão e aumentar a margem de lucro do escritório contábil, faça a sua inscrição no CCD – Curso Contabilidade Digital, e aprenda com Anderson Maisse.

Coloque em prática no seu escritório, as mesmas estratégias que são utilizadas na AM Contabilidade.

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