Como fazer marketing de escritório de contabilidade? Esse é um tema importante, já que muitos contadores não sabem como montar estratégias de marketing assertivas, e por isso, ficam dependentes apenas de indicações.
Por sua vez, depender apenas de indicações não é o cenário ideal para contadores que desejam expandir os seus negócios.
Partindo desse princípio, a AM Educação decidiu preparar um artigo completo, com uma série de dicas para que você consiga investir em marketing do jeito certo e começar a ter resultados, expandindo cada vez mais sua carteira de clientes.
Índice
Toggle3 passos essenciais para fazer marketing de escritório de contabilidade
Existem 3 itens que são essenciais para quem deseja fazer marketing de escritório de contabilidade.
Na prática, são elementos que estão diretamente relacionados ao planejamento inicial para o desenvolvimento de ações mais assertivas. Confira!
1.Defina um público-alvo
Quando o objetivo é fazer marketing de escritório de contabilidade, a primeira coisa que você precisa levar em consideração é a definição do seu público-alvo.
Para que possam surtir o efeito desejado, as ações e estratégias de marketing precisam ser direcionadas e alinhadas com os anseios e dores de determinado grupo de empresários, profissionais liberais e empreendedores.
Ser generalista e tentar falar para todos os tipos de público, é um dos maiores erros que os escritórios contábeis podem cometer na hora de divulgar seus serviços.
Sabendo disso, trace um planejamento, escolhendo alguns nichos para trabalhar, como por exemplo:
- Médicos;
- Dentistas;
- Negócios digitais;
- Representantes comerciais;
- Engenheiros e arquitetos.
Cada tipo de atividade possui uma linguagem própria de comunicação para ser alcançada e necessidades diferentes para serem trabalhadas.
2.Comece a fazer marketing de escritório de contabilidade na internet
Para alavancar as vendas do seu escritório e expandir os seus negócios, você não pode ficar completamente dependente das empresas que estão na sua região geográfica.
Você precisa transformar o seu escritório em uma contabilidade digital, fazer marketing na internet e começar a atender profissionais liberais e empresas de diferentes partes do país.
Sabemos que devido à complexidade da legislação tributária brasileira, sobretudo no que diz respeito a legislação de ICMS e obrigações de cada estado, atender empresas de diferentes estados pode ser um importante fator complicador.
No entanto, você pode focar em empresas de prestação de serviços, cuja legislação não costuma sofrer muita variação de um lugar para outro.
3.Monte um planejamento mensal de marketing
Quando o assunto é como fazer marketing para escritório de contabilidade, uma das primeiras coisas que você precisa fazer, é montar um planejamento mensal.
Sem um planejamento você estará sempre postergando as tarefas e não saberá quais ações executar para alcançar os seus objetivos.
Para montar o seu planejamento, você pode utilizar uma agenda ou calendário em Excel e definir o que precisa ser feito em cada dia da semana. Ex:
- 4 stories diários (segunda à sexta);
- 1 novo vídeo para o YouTube às terças e quintas;
- Publicações para o feed das redes sociais (segundas, quartas e sextas);
- Publicação semanal de conteúdos no blog do escritório;
- Disparo semanais de e-mail para a base de leads;
- R$ 500,00 mensais em verbas para anúncios nas redes sociais e Google.
Observe que esse é apenas um exemplo, podendo ser ajustado de acordo com os seus objetivos e capacidade de investimento.
Por sua vez, após montar esse planejamento básico, você precisará definir os assuntos que serão abordados nos conteúdos.
A título de exemplo, se o seu público-alvo são médicos, vale a pena produzir conteúdos que tratem de temas como:
- Abertura de CNPJ;
- Emissão de notas fiscais;
- Redução de impostos;
- Dentre outras dores comuns a esses profissionais.
Estratégias no marketing de escritório de contabilidade
Após montar um planejamento inicial, incluindo a definição do público-alvo e a elaboração de um cronograma de ações, é hora de colocar as estratégias em prática.
Neste tópico, vamos apresentar um breve resumo sobre as principais estratégias de marketing que você pode adotar no seu escritório.
1.Tráfego pago
O tráfego pago é um dos pilares mais importantes para uma boa estratégia de marketing na internet.
Por meio do tráfego pago, você pode alcançar um público amplo em curto espaço de tempo, tornando sua marca reconhecida.
Dentre as principais plataformas de tráfego pago, quando o assunto é como fazer marketing de escritório de contabilidade, podemos destacar:
- Google Ads;
- Meta Ads (Facebook e Instagram).
2.Site otimizado para SEO
Outra estratégia muito importante, quando o assunto é como fazer marketing de escritório de contabilidade, é a construção de um site otimizado para SEO.
SEO é um conjunto de técnicas e práticas que vão ajudar o seu site a ficar bem posicionado nos resultados do Google, recebendo, portanto, a visita de potenciais clientes.
Vale destacar que além da otimização para SEO, é muito importante que o seu site seja persuasivo, com uma boa copy para convencer quem o visita, a entrar em contato.
3.Conteúdos para blog
Para que você não fique tão dependente do tráfego pago (anúncios patrocinados), investir na publicação de artigos no seu site, que respondam dúvidas do seu público-alvo, é algo muito importante.
Publique conteúdos que falem de temas como abertura de empresa, redução de impostos, troca de contabilidade, dentre outros, que possam atrair potenciais clientes para conhecer o seu site.
Em cada conteúdo, insira CTAs, (chamadas para que as pessoas entrem em contato para saber mais e falar com um contador especialista).
4.Vídeos para o YouTube
Quando o objetivo é fazer marketing de escritório de contabilidade, é fundamental que o contador consiga se destravar e comece a produzir vídeos para o YouTube.
Os vídeos vão responder dúvidas do público-alvo, fazer de você uma autoridade no nicho e estimular quem assiste a entrar em contato.
Apesar de ser deixado de lado por muitos empresários contábeis, o YouTube é uma das principais ferramentas disponíveis na internet para captação de clientes.
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