Ícone do site Anderson Maisse

Contabilidade Tradicional x Digital: Entenda as diferenças

1 - Anderson Maisse

Você sabe quais são as principais diferenças práticas entre a contabilidade tradicional e a contabilidade digital? Porque no formato digital é mais fácil escalar os negócios e ter um escritório contábil eficiente e lucrativo?

Se você possui um escritório de contabilidade que ainda opera no modelo tradicional ou planeja abrir um escritório contábil, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final, pois aqui, você vai encontrar informações valiosas para o seu negócio.

Neste conteúdo, nós vamos listar diferenças entre a contabilidade tradicional e a digital, com o objetivo de ajudar você a entender os conceitos e a transformar a realidade do seu escritório contábil. Vale a pena conferir!
Como funciona uma contabilidade tradicional
A contabilidade tradicional é baseada em práticas que foram desenvolvidas há muitos anos e que eram utilizadas, antes da era digital e da expansão da internet.

Na prática, ela envolve o registro, classificação, análise e interpretação das transações financeiras e informações contábeis de forma manual e com pouco suporte tecnológico.

Esse modelo de execução e prestação dos serviços contábeis, está relacionado a:

● Alta demanda por mão de obra;
● Custos operacionais elevados;
● Dificuldade de expandir o negócio contábil;
● Muito papel e documentos em formato físico;
● Limitação para atender apenas clientes próximos ao escritório.

No entanto, a boa notícia, é que com o avanço da internet e da tecnologia, a contabilidade tradicional começou a ser substituída pela contabilidade digital, um modelo muito mais eficiente e rentável.
Como funciona uma contabilidade digital
A contabilidade digital é a transformação da contabilidade tradicional, apoiada na internet e no avanço da tecnologia.

Na prática, um modelo muito mais eficiente e lucrativo, que vem sendo adotado por um número cada vez maior de escritórios.

Esse modelo de execução e prestação dos serviços contábeis, está relacionado a:

● Menor necessidade de mão de obra;
● Emprego de sistemas inteligentes;
● Substituição de papel por documentos digitais;
● Compartilhamento de informações via nuvem;
● Custos operacionais reduzidos;
● Facilidade para expandir o negócio e atender clientes de todo país.

Com tantos benefícios, fica fácil compreender o que tem contribuído para que os clientes prefiram o modelo digital de contabilidade.

Sabendo disso, você que possui um escritório de contabilidade que ainda opera no formato tradicional, precisa começar a rever e modernizar processos, a fim de manter o seu negócio competitivo e conseguir expandir a carteira de clientes.
Diferenças entre a contabilidade tradicional e a contabilidade digital
A contabilidade digital pode agregar muito valor ao seu negócio, contribuir para a redução de custos operacionais e permitir a expansão acelerada dos seus negócios.

Para ajudar você a compreender na prática os benefícios da adaptação do seu escritório a esse novo modelo de prestação de serviços contábeis, preparamos o comparativo abaixo. Confira!

 

Características Contabilidade Tradicional Contabilidade Digital
Registro de transações Lançamentos e conciliações realizadas de forma lenta e manual. Registro de transações automatizado por meio de softwares e ferramentas inteligentes.
Processamento de dados Realizado manualmente, exigindo tempo e esforço. Processamento rápido e automatizado, permitindo análises em tempo real.
Armazenamento de dados Papéis e arquivos em formato físico, ocupando espaço e demandando tempo para localização de documentos. Armazenamento em nuvem e bancos de dados online, com fácil localização dos documentos.
Acesso a informações Acesso limitado às informações, com envio de documentos por motoboy ou e-mail. Acesso online e informações compartilhadas digitalmente com os clientes.
Colaboração Limitada a interações físicas e troca de documentos físicos. Colaboração em tempo real, compartilhamento de informações e trabalho remoto, com possibilidade de adotar regime híbrido ou de home office.
Análise de dados Manual e demorada, baseada em relatórios impressos e conferências manuais, sujeita a erros humanos. Análise rápida e avançada com recursos como gráficos, dashboards e relatórios automatizados.
Tomada de decisões Baseada em dados históricos com acesso limitado a informações atualizadas. Baseada em dados atualizados e relatórios inteligentes, permitindo decisões mais assertivas.
Integração com outros sistemas Dificuldade em integrar com outros sistemas e plataformas Integração fácil com outros sistemas e automação de processos
Custos Investimento em espaço físico, com maior necessidade de mão de obra e margem de lucro reduzida. Redução de custos com espaço físico, papelaria e mão de obra, maximizando a margem de lucro.
Segurança de dados Risco de perda de documentos físicos e acesso não autorizado. Arquivos protegidos por backups automatizados, e medidas de segurança avançadas, como criptografia e autenticação de dois fatores.
Escalabilidade Dificuldade em lidar com grandes volumes de transações e expandir a carteira de clientes. Capacidade de lidar com grandes volumes de transações e expandir os negócios, inclusive com a ajuda da internet, atendendo clientes de todo o país.

Após o comparativo acima, você não pode mais ficar na dúvida: a contabilidade digital é o melhor modelo para o seu negócio contábil.
Como transformar uma contabilidade tradicional em digital?
Para fechar esse conteúdo com chave de ouro, separamos algumas dicas para ajudar você a transformar sua contabilidade tradicional em um negócio digital.

● Avaliação e planejamento: Inicie avaliando o estado atual da sua contabilidade tradicional. Identifique os principais processos e fluxos de trabalho que podem ser melhorados com a adoção da contabilidade digital.

● Treinamento da equipe: Capacite a sua equipe. Realize treinamentos e workshops para familiarizá-los com o formato de trabalho da contabilidade digital.

● Automação de processos: Identifique processos manuais que podem ser automatizados por meio de softwares e ferramentas inteligentes. Comece a investir cada vez mais em tecnologia e automação de processos.

● Segurança e backup de dados: Implemente medidas de segurança para proteger os dados contábeis dos clientes, como autenticação de dois fatores, criptografia e backups regulares.

● Invista em uma ferramenta de comunicação: Como uma contabilidade digital, você vai precisar de uma ferramenta eficiente de comunicação com os clientes, onde dentre outras coisas, eles possam consultar documentos, como guias e folhas de pagamento, bem como enviar extratos e outros documentos.

● Monitoramento e aprimoramento contínuos: Acompanhe o desempenho da contabilidade digital e avalie regularmente se os objetivos e metas estão sendo alcançados. Identifique áreas de melhoria e faça ajustes no sistema e nos processos conforme necessário.

Se você deseja saber mais e transformar a sua contabilidade tradicional em um modelo digital e escalável, convido você para clicar aqui e seguir minhas redes sociais.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile