Como atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade? Quais estratégias adotar e quais os segredos dos escritórios contábeis que mais crescem no país, como por exemplo, a AM Contabilidade, do Anderson Maisse
Se você tem dificuldades para captar clientes, e está em busca do caminho para expandir o seu escritório, transformando-o em uma empresa lucrativa e sustentável, continue conosco e acompanhe este artigo até o final
Aqui, vamos apresentar o modelo mais eficiente de prestação de serviços contábeis, bem como, listar algumas estratégias que podem ajudar você a fechar novos negócios todos os meses.
Não existe fórmula mágica, mas com planejamento, processos estruturados e as decisões certas, é possível obter melhores resultados para o seu escritório contábil.
Índice
ToggleO digital como forma de atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade
Se você de fato deseja atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade, mas ainda opera seus negócios no modelo tradicional, será preciso submeter a sua empresa contábil a um processo de reestruturação.
Com o avanço da internet, surgiram excelentes ferramentas e estratégias que lhe permitem captar e atender clientes de todas as partes do país. Mas, para isso, você precisa fazer do seu escritório uma contabilidade digital.
O que é uma contabilidade digital?
A contabilidade digital é um modelo eficiente de prestação de serviços contábeis, que vai lhe permitir atender clientes de todas as partes do país, melhorar processos e reduzir custos.
Para que você entenda como funciona uma contabilidade digital e o que é preciso mudar em um escritório tradicional, antes de começar a atrair mais clientes, preparamos o quadro comparativo abaixo: Confira:
Características | Contabilidade Tradicional | Contabilidade Digital |
Registro de transações | Lançamentos e conciliações realizadas de forma lenta e manual. | Registro de transações automatizado por meio de softwares e ferramentas inteligentes. |
Processamento de dados | Realizado manualmente, exigindo tempo e esforço. | Processamento rápido e automatizado, permitindo análises em tempo real. |
Armazenamento de dados | Papéis e arquivos em formato físico, ocupando espaço e demandando tempo para localização de documentos. | Armazenamento em nuvem e bancos de dados online, com fácil localização dos documentos. |
Acesso a informações | Acesso limitado às informações, com envio de documentos por motoboy ou e-mail. | Acesso online e informações compartilhadas digitalmente com os clientes. |
Colaboração | Limitada a interações físicas e troca de documentos físicos. | Colaboração em tempo real, compartilhamento de informações e trabalho remoto, com possibilidade de adotar regime híbrido ou de home office. |
Análise de dados | Manual e demorada, baseada em relatórios impressos e conferências manuais, sujeita a erros humanos. | Análise rápida e avançada com recursos como gráficos, dashboards e relatórios automatizados. |
Tomada de decisões | Baseada em dados históricos com acesso limitado a informações atualizadas. | Baseada em dados atualizados e relatórios inteligentes, permitindo decisões mais assertivas. |
Integração com outros sistemas | Dificuldade em integrar com outros sistemas e plataformas | Integração fácil com outros sistemas e automação de processos |
Custos | Investimento em espaço físico, com maior necessidade de mão de obra e margem de lucro reduzida. | Redução de custos com espaço físico, papelaria e mão de obra, maximizando a margem de lucro. |
Segurança de dados | Risco de perda de documentos físicos e acesso não autorizado. | Arquivos protegidos por backups automatizados, e medidas de segurança avançadas, como criptografia e autenticação de dois fatores. |
Escalabilidade | Dificuldade em lidar com grandes volumes de transações e expandir a carteira de clientes. | Capacidade de lidar com grandes volumes de transações e expandir os negócios, inclusive com a ajuda da internet, atendendo clientes de todo o país. |
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer para atrair clientes na contabilidade é rever processos e fazer a transição do modelo tradicional para o formato digital de serviços contábeis.
Esse processo de transição pode envolver uma mudança na cultura do escritório, a reestruturação de determinados processos e o investimento em ferramentas. Mas, em contrapartida, lhe oferecerá benefícios, como:
- Redução do trabalho manual e de erros operacionais;
- Redução dos custos operacionais e com mão de obra;
- Substituição de papel por documentos digitais;
- Melhoria no tempo de resposta e atendimento aos clientes;
- Facilidade para atrair mais clientes e atender todo o país.
Dicas e estratégias para atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade
Após a transição para a contabilidade digital, que é o formato mais rentável e eficiente de prestação de serviços contábeis da atualidade, você poderá começar a colocar em prática, estratégias e ações para construir uma máquina de vendas e atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade.
1.Construa um site de alta conversão para o seu escritório
Para ser capaz de atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade, você não pode ficar dependendo exclusivamente de indicações e do público local da sua região.
Sabendo disso, invista na construção de um site bem estruturado e de alta conversão, que seja capaz de atrair potenciais clientes e fazer com que eles entrem em contato com você.
O seu site precisa destacar seus serviços, nichos de atuação, contar com depoimentos de clientes satisfeitos e ter uma copy persuasiva.
2.Invista em sua presença na internet (Google, Redes Sociais, YouTube)
Para atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade, você também precisa investir na sua presença na internet, o que inclui Google, diferentes redes sociais e YouTube.
Construa a sua autoridade, entregando conteúdo de valor para o seu público todos os dias, como por exemplo:
- Vídeos respondendo dúvidas do público-alvo;
- Stories e publicações no feed do Linkedin, Instagram e Facebook;
- Campanhas bem estruturadas no Google Ads e Meta Ads;
- Prospecção ativa em redes de negócios como o Linkedin.
3.Participe de feiras e eventos relacionadas ao seu público-alvo
Outra estratégia para atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade é participar de feiras e eventos relacionados ao seu público-alvo.
Se você não possui recursos para montar um stand, participe como inscrito, e aproveite o momento para entender mais sobre o negócio do seu público, fazer networking, conhecer empresários e quem sabe até mesmo fechar negócios e parcerias.
4.Seja mentorado de empresários contábeis com resultados comprovados
Por fim, se você deseja encurtar o caminho para atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade e evitar perda de tempo e recursos financeiros com testes, busque o auxílio de empresários contábeis que já possuem todos os processos mapeados e validados.
A AM Contabilidade, por exemplo, é um escritório de contabilidade digital que fecha cerca de 40 novos contratos todos os meses de forma eficiente e semi automatizada, por meio de processos bem estruturados.
Para obter os mesmos resultados, você pode se inscrever no CCD – Curso Contabilidade Digital, e aprender diretamente comigo Anderson Maisse, fundador da AM. Aguardo você!