Este artigo é para você que deseja saber mais e entender como fazer prospecção ativa na contabilidade.
Vamos explicar tudo o que você precisa saber para utilizar essa ferramenta em seu favor, maximizar a captação de leads e aumentar a carteira de clientes do seu escritório.
Para saber mais e conferir o que o time da AM Educação preparou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Índice
ToggleComo funciona a prospecção ativa na contabilidade?
A prospecção ativa é uma ferramenta utilizada por empresas para identificar e alcançar clientes potenciais de forma direta e proativa.
Na prática, ao invés de esperar que os clientes venham até você (estratégia passiva), você vai até eles. O objetivo é gerar interesse no seu serviço e, eventualmente, converter esses leads em clientes.
Vamos explicar com mais detalhes como essa estratégia funciona:
1.Definição do público-alvo: O primeiro passo é identificar quem são seus clientes ideais, ou seja, quais são os tipos de negócio, empresários e empreendedores que você deseja atender.
2.Coleta de informações: Com seu público-alvo definido, o próximo passo é coletar informações de contato destes possíveis clientes. Isso pode ser feito através de algumas fontes, incluindo:
- Uso de ferramentas online, como LinkedIn ou plataformas de prospecção;
- Participação em eventos da indústria ou feiras comerciais.
3.Primeiro contato (Cold Call ou Cold E-mail): Uma vez que você tenha as informações de contato, inicia-se a fase de “abordagem fria” da prospecção ativa na contabilidade.
- Cold Call: É a ligação direta ao lead, sem que ele esteja esperando. Durante a chamada, o objetivo é despertar o interesse, identificar necessidades e, possivelmente, agendar uma reunião ou apresentação.
- Cold E-mail: É o envio de um e-mail introdutório, normalmente mais personalizado, explicando quem você é, o que sua empresa faz e como pode beneficiar o lead.
Além dos caminhos tradicionais acima, você também pode utilizar outros que a tecnologia lhe oferece, como uma abordagem ativa a empresários e profissionais liberais através do LinkedIn.
4.Acompanhamento (Follow-up): Após o primeiro contato, é muito importante fazer acompanhamentos. O objetivo é manter o diálogo, resolver dúvidas e conduzir o lead pelo funil de vendas.
5.Personalização é a chave: A personalização aumenta significativamente as chances de sucesso na prospecção ativa. Não envie mensagens genéricas, analise como o seu serviço pode ajudar a pessoa e envie uma mensagem direcionada e personalizada.
6.Uso de tecnologia: Ferramentas como CRM (Customer Relationship Management) podem ser valiosas. Elas ajudam a rastrear interações, agendar acompanhamentos e segmentar leads com base em diversos critérios.
Por fim, vale destacar que a prospecção ativa na contabilidade não é uma ciência exata. Sendo assim, o que funciona para um público pode não funcionar para outro.
Dessa forma, é fundamental analisar os resultados de forma regular, identificar o que está funcionando e o que não está, e fazer ajustes conforme necessário.
Importância da prospecção ativa na captação de clientes
A prospecção ativa é essencial para captar clientes na contabilidade, pois permite que contadores tomem a iniciativa ao invés de esperar os clientes.
Ao adotar uma abordagem proativa, é possível gerar possíveis clientes, ou leads, em um ritmo mais acelerado, o que é especialmente útil quando se busca crescimento.
Além disso, com a prospecção ativa, você tem a vantagem de escolher exatamente com quem quer falar, garantindo que os esforços sejam direcionados para aqueles que realmente têm potencial de se tornar bons clientes.
Por fim, ao interagir diretamente com o mercado, você recebe feedbacks imediatos, o que pode ser importante para ajustar e aprimorar estratégias e ofertas.
Dicas para fazer prospecção ativa na contabilidade
Para ajudar você que ainda não sabe por onde começar ou o que precisa fazer para ser mais assertivo e organizado ao fazer prospecção ativa na contabilidade, separamos algumas dicas. Confira!
1.Saiba o que você tem de especial
Pergunte-se: “Por que alguém escolheria meu serviço de contabilidade e não outro?”
Na prática, você precisa estabelecer diferenciais para chamar a atenção e despertar o interesse do público-alvo.
Uma estratégia interessante é demonstrar como o seu escritório pode ajudar o potencial cliente a economizar no pagamento de impostos.
3. Use a internet a seu favor
Sites como LinkedIn podem ajudar a encontrar pessoas ou empresas que podem precisar de você.
Partindo desse princípio, faça um perfil legal que destaque os seus serviços e experiência, e na sequência, comece a se conectar com possíveis clientes.
Com a conexão aprovada, você pode enviar uma mensagem de apresentação agradecendo o aceite e explicando como pode ajudar a pessoa ou empresa em questão.
4.Não tenha medo de ligar ou mandar e-mail
Às vezes, a melhor maneira de encontrar um cliente é ligando ou mandando um e-mail. Seja simpático, fale sobre o que você faz e veja se a pessoa tem interesse.
Muitos contadores desistem desse tipo de abordagem ao receber algumas respostas negativas, mas com persistência e uma boa estratégia, é possível virar esse jogo.
Ah, vale lembrar que fazer prospecção ativa na contabilidade consome tempo, logo o ideal é ter um membro da equipe dedicado a realizá-la
5.Eventos e indicações
Participe de encontros de empresários ou eventos da sua cidade ou dos nichos que o seu escritório contábil atende. Lá, você pode conhecer pessoas que precisam de um contador.
Além disso, seus atuais clientes podem conhecer pessoas que precisam de contabilidade. Peça para eles indicarem você.
Aprenda a fazer prospecção ativa na contabilidade
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